A cirurgia de colocação de implantes dentários é bastante comum, não acarretando, à partida, complicações, caso se cumpram as melhores práticas médicas e seja feita por um profissional experimentado e cuidadoso.
Contudo, como em qualquer tipo de cirurgia, há sempre riscos inerentes e podem surgir dificuldades ou problemas pós-operatórios. Nessas situações, as complicações poderão ser realmente perturbadoras e difíceis de resolver. Todavia, é preciso sublinhar que são muito raras.
Aqui ficam algumas das complicações que podem surgir após a colocação de um implante dentário…
Dor
Por norma, não há dor evidente após a colocação de um implante, apenas o incómodo associado à agressividade da intervenção. Quando a dor é latente, é sinal de que há algum problema. Em última instância poderá levar à perda do implante, mas poderá ser possível resolver a situação com um ajuste da prótese.
Rejeição
Em casos muito raros, pode ocorrer a rejeição do implante dentário. Geralmente, os dispositivos usados neste procedimento são feitos de titânio, que é um material altamente biocompatível. Contudo, pode ocorrer a rejeição, verificando-se nestes casos a inflamação na zona em redor do implante, que estará também dolorida. O implante acabará assim, por se soltar, sendo necessária a sua remoção.
Perda óssea
Esta é uma complicação bastante séria que afectará seriamente o sucesso da implantação. A perda óssea pode ocorrer em virtude de uma infecção, da falta ou limpeza indevida da boca e das gengivas ou da pressão excessiva exercida sobre o osso. As fracturas podem levar à reabsorção óssea. É uma circunstância que pode ainda motivar danos nos nervos e dores.
Movimentação do implante dentário
Para o sucesso completo de um implante dentário é fundamental que este se mantenha no devido lugar onde foi colocado, sem que haja qualquer tipo de movimentação. Caso algum movimento ocorra, em virtude de uma carga excessiva, por exemplo durante a mastigação de alimentos, os resultados da técnica poderão ficar comprometidos. Se ocorrerem movimentos mínimos, pode não haver problema. Mas quando estes sejam mais evidentes poderá ser um reflexo de que o processo de ósseo-integração (que permite a junção plena entre o osso e o implante) não está a correr bem.
Problemas de sinusite
A mal colocação de um implante dentário pode levar ao aparecimento de problemas de sinusite, designadamente se o implante decair, incorrectamente, para a cavidade sinusal. É uma anomalia que pode ser corrigida, se detectada atempadamente, por via de uma segunda intervenção cirúrgica.
Infecções
Para evitar as infecções dentárias, no seguimento de uma intervenção cirúrgica, é fundamental manter excelentes cuidados de higiene. A boca é uma zona já por si propensa a infecções, fruto da condição de permanente humidade que a caracteriza. Perante uma situação de ferida aberta os riscos de complicações infecciosas são superiores. As periodontites, as mucosites e as periimplantites são algumas das infecções que podem surgir, entre outras complicações que podem estar associadas à presença de placa bacteriana. Assim, é imprescindível seguir à risca as orientações do médico-cirurgião no pós-operatório e, depois disso, manter uma boa higiene bucal.