ImplantesDentarios.net

Tudo sobre implantes dentários

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Videos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

O Implante

Simulador de cores do aparelho dentário

E para Idosos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa implante ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!

Mais de 1685 Downloads efectuados!

Implante dentário ou prótese dentária fixa

A melhor forma de escolher qualquer tipo de tratamento médico é falando com o profissional que o vai executar. Só depois de uma apurada história clínica do paciente e de um diagnóstico bem elaborado do caso é que o seu médico lhe dará indicações quanto à melhor escolha para a resolução do seu problema.

Assim, é fundamental que fale com o seu médico dentista para decidir qual será a alternativa mais adequada para lhe devolver o sorriso! Mas pode, desde já, informar-se sobre as vantagens e desvantagens de alguns métodos que poderá encarar posteriormente no consultório.

Vamos de seguida esclarecê-lo, em termos gerais, sobre as principais virtudes e as maiores dificuldades associadas aos implantes dentários e às próteses dentárias fixas, as chamadas pontes.

Implantes dentários

Os implantes dentários são um procedimento bastante recorrente e utilizado, fruto do seu sucesso, designadamente por resultar num produto final absolutamente semelhante aos dentes naturais. Nesta técnica, é inserido um parafuso, geralmente de titânio, no osso do paciente que vai servir de raiz artificial para a futura prótese definitiva. Exposta na boca fica a esfera onde encaixará a prótese.

Vantagens dos implantes dentários:

  • Grande durabilidade – podem resistir por toda a vida, caso sejam bem cuidados.
  • A sua colocação não exige a intervenção sobre os dentes vizinhos.
  • O titânio (o material habitualmente utilizado nos implantes) é altamente biocompatível e não existem, geralmente, casos de rejeição.
  • A prótese não está anexa aos restantes dentes, no caso dos implantes dentários individuais, o que permite a melhor limpeza da zona.

Desvantagens dos implantes dentários:

– A sua implantação exige uma intervenção cirúrgica, com os riscos e processo de recuperação inerentes.

– Na maioria dos casos, é preciso utilizar uma prótese provisória durante cerca de quatro a seis meses, período onde se verifica a ósseo-integração do implante.

– Procedimento bastante dispendioso.

Prótese dentária fixa (pontes)

As chamadas pontes fixas são um tipo de prótese dentária que pode ficar colado nos dentes adjacentes. Os dentes naturais são, assim, utilizados como apoios, tal como ocorreria com os pilares de uma ponte. Têm, tal como os implantes, o objectivo de dar ao paciente uma dentição perfeita, esteticamente e funcionalmente falando. Os materiais utilizados neste tipo de prótese dentária são o metal, a cerâmica e o zircónio, podendo ser constituído por uma miscelânea entre dois ou mais destes compostos.

Vantagens das próteses dentárias fixas:

  • Não é preciso proceder a intervenção cirúrgica (a não ser que se decida colocar implantes dentários para servirem de sustentação à ponte).
  • Não é preciso esperar pela ósseo-integração, como acontece com os implantes dentários.
  • É um tratamento mais acessível em termos económicos.

Desvantagens das próteses dentárias fixas:

  • Exigem a intervenção nos dentes circundantes, o que poderá ser desaconselhável, no caso de estes se apresentarem em boas condições.
  • Podem requerer um tratamento de canal prévio antes da colocação final da prótese.
  • É de mais difícil limpeza, pois trata-se de uma peça única.
Artigo atualizado em 16-10-2015| Arquivo: Tipos de implantes| Comments Off on Implante dentário ou prótese dentária fixa| Tags:

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.