ImplantesDentarios.net

Tudo sobre implantes dentários

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Videos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

O Implante

Simulador de cores do aparelho dentário

E para Idosos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa implante ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!

Mais de 1685 Downloads efectuados!

Implante dentário provisório

A colocação de implantes dentários é uma técnica cirúrgica cada vez mais recorrente, mas não é por isso que é fácil e de imediata conclusão. Para que o processo esteja totalmente terminado, com uma bela dentição que pode durar até ao fim da vida, podem levar, em média, entre quatro a seis meses.

Apesar disso, os pacientes não ficam sem dentes durante esse período. Até que a implantação dentária seja dada por concluída e bem-sucedida pelo médico dentista, o paciente usará implantes dentários provisórios. Nas situações em que o paciente já utilize uma prótese dentária poderá mesmo não ser necessário fazer uma nova, mantendo-a até à conclusão final do processo de implantação dos seus novos dentes.

Protecção e funcionalidade

Os implantes dentários provisórios têm como primeira missão a protecção do paciente e da estrutura que suportará as próteses fixas definitivas. Assim, visam manter o implante dentário no devido lugar, sem que haja qualquer tipo de movimentação, que seria perniciosa para a conclusão do processo de cicatrização.

Com os implantes provisórios o paciente poderá executar as funções de mastigação como habitualmente faria, embora com alguns cuidados, evidentemente.

Também há, claramente, uma intenção estética na colocação de implantes dentários provisórios, de modo a que o paciente se sinta mais confortável e com a sua auto-estima intacta. Todavia, o essencial deste procedimento é garantir a protecção dos implantes e as condições de funcionalidade dos dentes.

A importância do processo de ósseo-integração

O processo de cicatrização de um implante dentário pode levar entre quatro a seis meses, de modo a que se verifique a junção definitiva entre o osso e o implante. É o chamado processo de ósseo-integração.

Durante esta fase, é imprescindível que a área intervencionada seja sujeita a repouso e à total imobilização, de modo a que se verifique a consolidação do implante. É um processo semelhante ao que se verifica, por exemplo, nos casos em que há um braço ou uma perna partidos. A prótese provisória faz, assim, de gesso protector antes da colocação da prótese definitiva, permitindo ao implante alojar-se no osso como se fosse um corpo interno do organismo.

Cuidados com a mastigação

Apesar da colocação dos implantes dentários provisórios, é preciso sublinhar que o processo de mastigação dos alimentos deve ser evitado nos primeiros 15 dias depois da cirurgia. Nessas duas primeiras semanas será melhor optar por uma alimentação líquida, que não exija mastigar a comida, de modo a salvaguardar a plena integridade dos implantes dentários.

Situações há em que não é possível mesmo colocar as próteses provisórias logo após a intervenção cirúrgica, o que torna ainda mais fundamental a necessidade de evitar a mastigação.

Nos primeiros dias, depois da colocação dos implantes dentários, toda a área intervencionada está mais fragilizada e a consolidação com o osso ainda está numa fase preparatória e primária, pelo que é preciso evitar, a todo o custo, exercer qualquer tipo de pressão sobre a área que possa movimentar a estrutura aí colocada e deitar por terra todo o sacrifício despendido.

Artigo atualizado em 16-10-2015| Arquivo: Tipos de implantes| Comments Off on Implante dentário provisório| Tags:

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.