A colocação de implantes dentários pode ocorrer no mesmo dia em que se realiza a retirada de um ou mais dentes, mas apenas em determinados casos. A prática convencional determina que é preciso esperar de três a seis meses entre os dois procedimentos, de modo a garantir uma cicatrização plena da zona intervencionada, e é isso mesmo que acontece na maioria das vezes.
Todavia, é importante também que não haja uma demora excessiva entre a remoção de um dente e a colocação de um implante dentário, pois isso poderá motivar a perda ou a atrofia da massa óssea na região. Quando isto acontece, a instalação do implante dentário torna-se mais complicada, senão impossível, porque o tecido ósseo poderá não ser suficiente para manter a estabilidade do dispositivo que sustentará a prótese definitiva.
Métodos de colocação de implantes após extracção dentária
Genericamente há dois procedimentos distintos de actuação, no sentido da colocação de implantes dentários após a extracção de dentes.
No primeiro método pode proceder-se à colocação dos implantes de imediato, logo após a remoção de um ou mais dentes. É contudo uma técnica que só pode ser aplicada em certos casos, designadamente quando não haja osso bastante para a estabilização do implante e quando o buraco fruto da remoção não seja demasiado grande.
Na chamada técnica de implante dentário com carga imediata, o paciente sai do consultório do dentista com uns novos dentes e um novo sorriso! O implante é colocado logo depois da extracção da raiz do dente, elaborando-se então uma prótese provisória ou definitiva que servirá para proteger a área de quaisquer choques, nomeadamente das forças exercidas durante a mastigação.
No segundo método extrai-se o dente e coloca-se um enxerto ósseo no buraco aberto pela operação, deixando-se a cicatrizar durante uma média de três meses. Após esse período, é então colocado o implante no tecido ósseo, sendo depois preciso esperar que o processo de ósseo-integração se complete para a colocação final da prótese definitiva.
Vantagens e desvantagens
Este segundo método, ou seja, quando existe um período de espera entre a extracção dentária e a implantação, tem contabilizado melhores resultados. A técnica de colocação imediata dos implantes dentários, após a remoção dos dentes, apresenta uma taxa de insucesso superior.
Noutro patamar, a colocação imediata implica uma poupança significativa de tempo e de dinheiro ao paciente, reduzindo o número de intervenções cirúrgicas.
Assim, não há uma solução perfeita e completamente livre de desvantagens…
Última palavra é do médico
Cada caso é um caso, com características diferentes e problemas próprios, pelo que só o seu médico dentista poderá determinar qual será a melhor solução para a sua situação. É conveniente que se executem todos os exames de diagnóstico necessários, bem como se faça um aturado historial clínico do paciente de modo a que não haja complicações de qualquer tipo.
A planificação ao detalhe é de fundamental importância, prevendo-se milimetricamente todas as condicionantes do processo de modo a que se obtenham os melhores resultados possíveis.