As inovações técnicas no âmbito da medicina dentária permitem, hoje em dia, a muitos pacientes entrarem num consultório do dentista sem dentes e saírem de lá com um belo sorriso e uma dentição absolutamente perfeita e capaz de exercer as suas funções normais, tais como mastigar os alimentos. É o que acontece com os chamados implantes dentários de carga imediata.
A carga imediata é um procedimento de implantologia que visa a colocação de uma prótese fixa provisória ou permanente sobre os implantes dentários finais.
Como funcionam?
A técnica dos implantes dentários com carga imediata permite um maior conforto aos pacientes, uma vez que possibilita a restauração imediata, designadamente nos casos da falta completa dos dentes na boca de um paciente.
Os implantes dentários devem ficar absolutamente imóveis durante a fase de cicatrização, de modo a que ocorra a fixação perfeita do implante no osso e para que se verifique o sucesso total do procedimento. A colocação dos implantes dentários com carga imediata permite aos pacientes continuarem a exercer a função de mastigação sem que assim se perturbe o processo de cicatrização.
Com a colocação da prótese fixa ou permanente poderá prosseguir-se à mastigação normal dos alimentos logo depois da saída do consultório do dentista. A técnica permite a junção rígida de todos os implantes dentários e, logo, a sua imobilização total durante a importante fase de cicatrização.
A técnica do implante dentário com carga imediata também se utiliza nas situações em que apenas um dente é intervencionado. No caso de implantes dentários unitários ou individuais é elaborada uma coroa provisória que não permite que o implante dentário toque no dente antagonista, durante a mastigação dos alimentos.
Atenção: não é solução para todos os casos!
É conveniente reforçar que os implantes dentários com carga imediata não são uma possibilidade que se possa aplicar de forma generalizada. É pertinente que o médico dentista efectue uma avaliação cuidada de cada caso para determinar as condições específicas do paciente e da situação em apreço, antes de concluir se a implantação dentária com carga imediata será viável.
É fundamental que todo este processo seja devidamente analisado e estudado, de modo a que se consigam alcançar os resultados positivos esperados. É absolutamente necessário que se confirme a estabilidade total do implante dentário no osso para se proceder à aplicação da carga imediata. Também é preciso que o paciente seja clinicamente saudável e que não apresente quaisquer infecções ou mazelas na região da boca.
Quando se podem aplicar?
Por norma os implantes dentários com carga imediata podem ser aplicados nos seguintes casos:
- Quando não existam quaisquer dentes na boca e se pretenda, por exemplo, substituir uma dentadura por dentes fixos e permanentes;
- Quando haja poucos dentes na arcada dentária, por exemplo, em situações em que vários dentes tenham sido altamente danificados por cáries dentárias ou por doença periodontal;
- Quando haja dentes unitários ou individuais, particularmente na região anterior da arcada dentária;
- Quando exista uma prótese dentária fixa de alguns dentes.