A colocação de implantes dentários é um procedimento ainda bastante dispendioso, que não está ao alcance de todas as bolsas. Por este motivo, há quem opte por contrair um empréstimo para poder realizar esta intervenção. Há também clínicas que disponibilizam aos seus utentes facilidades de pagamento, em várias prestações, nalguns casos sem juros.
Na hora de tomar uma decisão, convém estar atento a todas as possibilidades, fazendo bem as contas, para concluir se valerá a pena fazer tal investimento ou não.
Pesar bem os prós e os contras
Os benefícios que a colocação de implantes dentários acarretam para a saúde oral e psicológica das pessoas são evidentes. As melhorias estéticas e funcionais dos dentes são excelentes, pelo que o investimento avultado poderá valer a pena.
A escolha por uma clínica que faculte pagamentos a prestações mensais, sem juros, poderá ser uma boa alternativa, caso a situação que exija o implante seja premente. Se se tratar de um caso pouco urgente, talvez valha a pena ponderar com mais rigor se valerá a pena acrescentar mais uma despesa ao seu orçamento mensal.
Todavia, na hora de escolher qualquer opção, deve espreitar com atenção todas as condições que lhe são oferecidas. Verifique se não haverá taxas ou pagamentos adicionais, cláusulas a letras pequeninas que o possam prejudicar e encarecer o valor a pagar pelo procedimento para valores muito superiores aos que teria que pagar a pronto.
Empréstimo bancário é escolha dispendiosa
As instituições bancárias também disponibilizam soluções de crédito direccionadas para o apoio a despesas relacionadas com a medicina dentária. Este tipo de alternativa é, contudo, bastante pouco vantajoso, em termos económicos, podendo resultar num custo muito mais elevado do que o fixado à partida para a intervenção de implantação dentária.
Em causa estão soluções de crédito pessoal que costumam ter taxas de juro particularmente elevadas. É, contudo, possível reduzir os juros se se tiver já subscrito um ou mais produtos da entidade bancária ou caso se esteja na disponibilidade de o fazer.
Preço final da colocação de implantes dentários é variável
Além dos factores transcritos acima, é ainda pertinente ter em conta que o valor final a pagar por uma implantação dentária varia conforme os casos, designadamente em função da saúde oral do paciente, da clínica onde se fizer a intervenção, bem como das qualidades dos materiais utilizados.
Assim, antes de tomar qualquer decisão é pertinente explorar com atenção todas as alternativas, avaliando as vantagens e desvantagens de cada solução encontrada.
É ainda importante estar ciente de que o processo de implantação dentária não se limita à operação em si, mas é preciso realizar múltiplos exames e consultas pré-operatórios, bem como continuar um controlo apertado do paciente depois da intervenção. Há, deste modo, que contabilizar também os preços das sucessivas consultas, bem como de eventuais tratamentos suplementares e de medicamentos que sejam necessários para o êxito do procedimento de implantação.
Em última instância, convém que tenha em conta que os detalhes mais importantes de todo o processo são a qualidade e a segurança, pois o que está em causa é a sua saúde.