Os bons cuidados de limpeza dos dentes são essenciais para preservar a saúde e a boa condição dos mesmos. Ora quando se têm implantes dentários esse princípio é ainda mais essencial.
Uma excelente higiene oral é um factor que ajuda a preservar a longevidade dos implantes. Quando isso acontece, estes podem durar para o resto da vida!
Em particular nos tempos seguintes à efectivação da implantação dentária é imprescindível manter uma limpeza bem cuidada de toda a boca no sentido de garantir o sucesso do procedimento, de modo a evitar a formação da placa bacteriana em torno do dente ou dentes intervencionados.
Implantes diferentes suscitam cuidados distintos
Conforme o tipo de implante dentário que se possua, o processo de limpeza da região bucal é diferente, exigindo requisitos particulares de modo a conseguir os melhores resultados possíveis. Há no mercado escovas de dentes particularmente concebidas para responderem a estas necessidades, quer estejam em causa implantes unitários, próteses fixadas sobre implantes ou overdentures.
O dentista que o acompanhar deverá apontar-lhe os princípios essenciais do processo de limpeza e é pertinente que siga todos esses conselhos criteriosamente, para conservar os seus novos dentes em plenas condições.
Cuidados após a cirurgia
Após a intervenção cirúrgica de colocação dos implantes dentários é muito importante ter cuidados redobrados na hora de limpar os dentes. A boa higiene bucal é fundamental para evitar o aparecimento de infecções que podem motivar, nos casos mais graves, a rejeição do implante dentário. O aparecimento de lesões periapicais, de cistos, de restos radiculares e de qualquer corpo estranho na região dos implantes põe em causa a sua durabilidade.
No pós-operatório é recomendado o uso de uma escova macia ou ultra macia, bem como das chamadas escovas interdentais que chegam às zonas onde as escovas mais comuns não chegam.
Conselhos para a limpeza dos implantes dentários
- Escove todos os dentes, os naturais e os artificiais, utilizando uma escova macia;
- Troque regularmente a sua escova de dentes;
- Utilize escovas interdentais ou unitufo que alcançam regiões onde as escovas comuns não chegam;
- Recorra a escovas de dentes eléctricas se tiver problemas motores que lhe dificultem o manejar de uma escova manual ou se for preguiçoso;
- Utilize fio dental para garantir uma limpeza mais profunda da sua dentição – o “superfloss” já se vende com um passa-fio que facilita a sua utilização na limpeza das próteses sobre implantes dentários; o “waterpik” garante uma melhor eliminação dos restos alimentares e das bactérias da zona das gengivas;
- Use elixires bucais, principalmente os que contenham como componente principal a clorexidina, apenas se o seu dentista os prescrever, pois podem causar manchas.
A par destes cuidados, é pertinente que mantenha as visitas periódicas ao seu dentista, para garantir a manutenção devida dos seus implantes dentários e a detecção precoce de quaisquer problemas que possam ocorrer. Pode aproveitar as consultas para solicitar ao seu dentista sobre novas técnicas de limpeza que sejam particularmente adequadas para o seu caso.