A cirurgia de colocação de implantes dentários poderá parecer, para quem nunca se sujeitou ao procedimento, demasiado agressiva, mas na prática não é. Apesar de ser bastante intensiva, por exigir a intervenção numa área tão fundamental como a boca, a recuperação pós-operatória é bastante confortável.
Há, evidentemente, um incómodo depois de efectuado o procedimento, mas a maioria das pessoas não sente grandes dores. A intervenção é feita, em norma, sob anestesia local, sendo que nas horas subsequentes ao procedimento não é usual sentirem-se dores. E depois podem usar-se analgésicos para amenizar quaisquer desconfortos sentidos.
Após a cirurgia, o paciente pode regressar de imediato a caso, só precisando de seguir à risca as recomendações do médico e as suas prescrições em termos de medicamentos.
Pós-operatório da implantação dentária
Conforme o tipo de intervenção a que tenha sido sujeito – colocação de um único implante ou de vários -, cerca de 24 a 72 horas depois da cirurgia poderá verificar-se um ligeiro edema e alguns hematomas que durarão, em média, cinco dias. Não são sinais preocupantes e deve seguir as recomendações médicas de modo a lidar da melhor forma com os eventuais sintomas que possam surgir.
Ao cabo de oito a 15 dias, após a intervenção, o médico-cirurgião deverá proceder à remoção dos pontos.
Cuidados a manter após a cirurgia
- Manter a compressa aplicada pelo médico-cirurgião no local operado durante, pelo menos, 30 a 40 minutos. Lembre-se de não a deitar fora logo que sai do consultório.
- Não fazer bochechos nas primeiras 24 horas – isso vai complicar o processo de coagulação do sangue e fazer com que a hemorragia não pare.
- Não sugar o sangue.
- Não fumar – o consumo de tabaco atrasa o processo de cicatrização, além de envolver o acto de sucção que não é recomendável.
- Aplicar gelo na face, na área da zona intervencionada, durante as primeiras 24 horas, por pelo menos 15 minutos. É uma boa forma de prevenir o aparecimento de inchaços.
- Não fazer esforços físicos.
- Não se deitar nem baixar demasiado a cabeça para auxiliar o processo de coagulação do sangue. No dia da cirurgia e no seguinte deve dormir-se com uma almofada mais alta que assegure que a cabeça fica mais elevada do que o corpo.
- Ingerir alimentos líquidos e frios ou gelados nas primeiras horas, preferencialmente durante cerca de 24 horas. Nos dias seguintes deve manter uma alimentação à base de comidas líquidas e semi-líquidas ou pastosas.
- Limpar muito bem a zona que foi alvo da intervenção cirúrgica com recurso a um cotonete humedecido numa solução anti-séptica prescrita pelo médico-cirurgião.
- Seguir as recomendações médicas à risca, designadamente no que se refere à tomada de medicamentos.
- Não utilizar ou utilizar o menos possível próteses ou aparelhos dentários.
- Manter uma boa higiene oral, não apenas da zona onde se situa o implante, mas de toda a boca.
Se seguir estas recomendações, está a dar um grande passo no sentido do êxito completo da operação.