Os implantes dentários são a técnica mais elogiada do momento, em termos de medicina dentária no que se reporta à substituição dos dentes naturais. É uma das melhores soluções não apenas em termos estéticos, mas relativamente à devolução das funcionalidades e estrutura básicas dos dentes. Mas é também um procedimento ainda bastante dispendioso e pouco acessível para as bolsas de muitos.
O elevado preço dos implantes justifica-se?
Esta é uma boa pergunta e a resposta dependerá sempre de quem a dá. Os profissionais da medicina dentária argumentarão com a alta qualidade da técnica, bem como com os excelentes resultados obtidos em termos de aparência e de saúde em geral do paciente. Além disso, apelam ao material nobre que é habitualmente utilizado nos implantes dentários, o titânio, o que encarece substancialmente o procedimento.
Do lado dos pacientes menos endinheirados a ideia que fica é que se trata de um tratamento de luxo, só para os mais ricos.
Como encontrar a solução mais barata?
Há diversas clínicas que se dedicam à implantação dentária, entre outros tratamentos de medicina dentária. Ora, em tempos de concorrência feroz, os pacientes mais espertos devem procurar retirar partido das diferentes ofertas disponíveis no mercado.
É recomendável que contacte várias clínicas e diversos profissionais no sentido de apurar as condições de pagamento que têm disponíveis. Há clínicas que facilitam o pagamento em prestações, nalguns casos sem juros, o que poderá ser uma alternativa vantajosa.
Deve, contudo, lembrar-se que é conveniente estar bem atento a todos os detalhes para não se deixar enganar. E, numa área tão sensível como é a da saúde, não é conveniente que se entregue nas mãos de qualquer médico, sem escrúpulos e sem experiência profissional suficiente para proceder a uma intervenção cirúrgica tão delicada e tão fundamental.
No fim de contas, é preciso medir se o mais barato não se tornará o mais caro…
Preço final de uma implantação dentária é variável
Outro factor que é conveniente ter em conta é que não é possível, à partida, antes de qualquer consulta ou exame médico, estabelecer um preço final para um tratamento de implantação dentária. Os custos totais vão depender sempre das características específicas do próprio paciente.
Assim, será preciso ir a algumas consultas médicas, realizar vários exames, de modo a poder avaliar de um modo mais certo quanto teria que pagar pela implantação dentária. Ora isso constitui já um custo que é preciso medir bem.
Também é preciso somar os custos de manutenção dos implantes dentários, depois da primeira intervenção cirúrgica. Nalgumas clínicas o “pacote” do tratamento inclui, além das cirurgias necessárias para a implantação, algumas consultas, designadamente de manutenção.
Assim, é essencial que pese bem todas as circunstâncias, entre os custos monetários e os custos de saúde, antes de tomar uma decisão final. Não se deixe enganar por propostas que parecem demasiado boas para serem verdade. E lembre-se de que não vale a pena poupar uns euros e depois arranjar complicações maiores de saúde.