Tratamentos médicos de borla só se for casado ou filho de um médico! A ideia aplica-se à maioria das especialidades clínicas e só será contrariada em casos muito especiais e particulares.
No domínio da medicina dentária, designadamente no que se refere à colocação de implantes dentários, não é possível conseguir ter acesso a este procedimento de forma completamente gratuita. Trata-se de um tipo de tratamento que não é abrangido pelo Serviço Nacional de Saúde e, mesmo que tenha um bom Seguro de Saúde, o mais provável é que tenha que pagar uma parte dos custos do processo.
Na Universidade é mais barato, mas não de borla
Em tempos de crise, há muitas pessoas que recorrem aos serviços das Faculdades para terem acesso a consultas de medicina dentária a preços bastante mais reduzidos em relação ao que se pratica nas clínicas e consultórios particulares.
Estes serviços são prestados pelos alunos dos cursos de medicina, geralmente dos quarto e quinto anos ou quando já estejam na fase de especialização e de colocação em prática dos ensinamentos teóricos apreendidos. As suas intervenções são vigiadas de perto por professores catedráticos e profissionais especializados e os procedimentos médicos só são aplicados depois de feita uma avaliação da história clínica do paciente.
O processo de aprendizagem dos alunos faz-se gradualmente, começando pelos actos médicos mais simples e prosseguindo depois para as tarefas mais complicadas. A colocação de implantes dentários é uma dessas áreas que requer maior experimentação dos formandos.
Estes procedimentos são pagos a valores que se pretendem mais ou menos simbólicos, embora ainda assim significativos para a bolsa da média das pessoas. A ideia é que estas verbas ajudem a suportar os gastos com material e com a manutenção dos blocos operatórios, sem que o intuito do lucro esteja envolvido, o que embaratece as intervenções.
Bom nome a preservar
Embora algumas pessoas possam desconfiar deste tipo de solução proporcionada pelas Faculdades de Medicina, por estarem em causa estudantes, é preciso sublinhar que as intervenções são efectuadas num ambiente totalmente controlado. E é importante notar que as Universidades têm um bom nome a salvaguardar, pelo que os riscos de complicações são absolutamente minimizados.
Cuidado com as clínicas demasiado baratas!
Por vezes, há clínicas ou médicos dentistas que prometem tratamentos dentários a preços bastante mais baixos relativamente à concorrência. É importante estar particularmente atento a estes casos, para não se deixar enganar e para não se colocar nas mãos de profissionais pouco competentes, o que poderá acarretar sérias complicações de saúde.
Nalgumas situações há clínicas que anunciam a colocação de implantes dentários com facilidades de pagamento. É uma solução que poderá revelar-se ainda mais dispendiosa do que o tratamento noutro local aparentemente mais caro. Em causa poderão estar juros elevados e poderá ver-se a pagar o procedimento por uma infinidade de tempo. É assim, fundamental que faça bem as contas antes de assinar qualquer documento.
Mas no fim de contas, o mais importante é a sua saúde. É esse o factor que deve privilegiar na hora de tomar qualquer decisão.