Um implante dentário é, genericamente, um parafuso elaborado em titânio que se coloca no osso do maxilar do paciente e que substituirá a raiz de um dente perdido por qualquer motivo. O implante é o suporte ou a base para a prótese, semelhante a um dente natural, que será utilizada.
Este tipo de procedimento pode ser utilizado nos casos em que haja perda de um só dente ou de vários dentes.
Como funciona?
A colocação dos implantes dentários é feita por via de uma cirurgia, sob anestesia local, com a fixação do parafuso de titânio no osso. Depois deste procedimento, durante cerca de três a seis meses, verificar-se-á a adesão do parafuso ao osso – é o chamado processo de ósseo-integração, durante o qual se forma o tecido ósseo que incorpora o titânio no organismo.
Hoje em dia já é possível colocar os chamados implantes dentários com carga imediata, em que se coloca uma prótese provisória que permite deixar o consultório do dentista com uma dentição absolutamente perfeita. Mas isto só é possível para quem tenha uma boa qualidade óssea. Noutros casos será preciso esperar até que o processo de ósseo-integração termine.
Este processo de cicatrização é fundamental para atingir os resultados esperados, sendo extremamente pertinente que os implantes não escorreguem nem mudem de posição. A colocação de próteses provisórias permite proteger os implantes, mantendo simultaneamente o paciente capaz de mastigar os alimentos como se tivesse os seus dentes naturais.
As qualidades do titânio
O processo de ósseo-integração é fundamental para o êxito da colocação dos implantes dentários. E as propriedades específicas do titânio exercem um papel essencial neste âmbito, permitindo a integração plena no osso. O nosso organismo é capaz de detectar o titânio dentro do osso, não se dando a formação de tecido fibroso em torno do implante. Assim, o tecido ósseo continua a crescer à sua volta, dando-se a ósseo-integração.
Vantagens e desvantagens dos implantes dentários
Os implantes dentários são a solução ideal para a substituição de um ou mais dentes. Esta técnica inovadora permite devolver ao paciente um novo e perfeito sorriso, devolvendo-lhe a auto-estima, o que acarreta benefícios relevantes a todos os níveis, desde o foro da saúde até ao campo profissional.
Também no campo das funções básicas da dentição, os implantes dentários suscitam grandes vantagens, pois permitem recuperar as funcionalidades da mastigação. O paciente pode assim recuperar o prazer de comer!
Até a fala fica melhorada com a colocação dos implantes dentários, pois a falta de um ou mais dentes pode afectar a dicção.
Comparativamente com as próteses removíveis, os implantes dentários também acarretam vantagens no âmbito da limpeza e da lavagem da zona bucal. A higiene oral fica facilitada e também não haverá espaço para cáries nos dentes intervencionados.
Como principal ponto negativo, porventura o único, está o preço deste procedimento cirúrgico que é ainda bastante caro. Contudo, o investimento poderá valer a pena. É preciso medir bem todas as vantagens e avaliar com ponderação a situação financeira antes de dar o passo final.