ImplantesDentarios.net

Tudo sobre implantes dentários

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Videos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

O Implante

Simulador de cores do aparelho dentário

E para Idosos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa implante ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!

Mais de 1685 Downloads efectuados!

Implante dentário de zircónia

A medicina dentária está em constante evolução, fruto de desenvolvimentos técnicos e de contínuas experimentações que visam o aperfeiçoamento dos procedimentos utilizados. Os implantes dentários de zircónia são uma das mais recentes inovações da área.

Apontados como um melhoramento relevante, particularmente em termos estéticos, relativamente aos implantes dentários de titânio, os implantes dentários de zircónia vêm sendo utilizados com sucesso nos EUA, não sendo ainda muito comuns na medicina dentária mundial.

O que é a zircónia?

A zircónia é, em termos gerais, um material cerâmico de cor branca que revela alta capacidade de resistência.

Há dois tipos de zircónia, a bio-cerâmica e a cúbica; a bio-cerâmica, de tom branco, tem como principal característica a alta resistência à corrosão, mesmo quando em contacto com ácidos bastante corrosivos; já a cúbica é produzida em laboratório e é semelhante ao diamante.

A principal virtualidade deste material, no campo da medicina dentária, é que, não sendo constituído por metal, está isento de riscos de alergia e de toxicidade. Além disso, como é de tonalidade branca, não se verificam possibilidades de o dente escurecer, como acontece com os implantes dentários de titânio.

Vantagens dos implantes dentários de zircónia

  • Óptimos resultados estéticos, uma vez que o material que os constitui é branco, a cor natural dos dentes;
  • Grande capacidade de resistência (superior ao titânio) e óptimas propriedades mecânicas;
  • Menores riscos de inflamação e processo de recuperação da gengiva mais fácil;
  • Maior estabilidade do implante, já que, ao contrário dos implantes de titânio que são constituídos por um parafuso e por um pilar, é elaborado numa única peça;
  • A zircónia é altamente biocompatível, ainda mais do que o titânio que apresenta óptimos resultados neste âmbito.

Desvantagens dos implantes dentários de zircónia

  • Não está indicado para todos os casos – não é recomendável, por exemplo, para as situações em que haja a perda total dos dentes da arcada dentária;
  • Dúvidas quanto à durabilidade dos implantes, designadamente desconhecimento sobre se os implantes de zircónia se podem deteriorar ou partir com o tempo;
  • Poucos anos de utilização e, consequentemente, de pesquisa quanto aos reais benefícios e desvantagens da utilização destes novos implantes.

Material em experimentação

O facto de serem uma descoberta recente ainda envolve os implantes dentários de zircónia em muitas suspeitas e desconfianças. No seio dos próprios profissionais de medicina dentária não há um consenso relativamente a esta nova técnica e às virtudes deste novo material no âmbito da implantologia.

O titânio é utilizado na medicina dentária, na colocação de implantes, há mais de 50 anos e por isso continuará a dominar o mercado neste campo, nos próximos anos. É, pelo menos, a expectativa da maioria dos profissionais dentistas, até tendo em conta o preço da técnica que está, mais ou menos, disseminada, comparativamente com um novo procedimento inovador.

Assim, será urgente prosseguir os estudos e os testes com os implantes dentários de zircónia antes de poder concluir que esta será, verdadeiramente, a técnica de futuro no âmbito da implantologia dentária.

Artigo atualizado em 16-10-2015| Arquivo: Tipos de implantes| Comments Off on Implante dentário de zircónia| Tags:

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.