ImplantesDentarios.net

Tudo sobre implantes dentários

Antes e Depois

Fotos do Antes e Depois do Aparelho Dentário

Videos

Depoimentos de quem colocou aparelho ortodontico

O Implante

Simulador de cores do aparelho dentário

E para Idosos?

Aparelhos Dentário em Adultos

Guia Grátis

Você já usa implante ou vai usar? Então esse guia da higiene oral é para você.

Receba-o já no seu email!

Mais de 1685 Downloads efectuados!

Pode se colocar implantes dentários após a extracção de dentes?

A colocação de implantes dentários pode ocorrer no mesmo dia em que se realiza a retirada de um ou mais dentes, mas apenas em determinados casos. A prática convencional determina que é preciso esperar de três a seis meses entre os dois procedimentos, de modo a garantir uma cicatrização plena da zona intervencionada, e é isso mesmo que acontece na maioria das vezes.

Todavia, é importante também que não haja uma demora excessiva entre a remoção de um dente e a colocação de um implante dentário, pois isso poderá motivar a perda ou a atrofia da massa óssea na região. Quando isto acontece, a instalação do implante dentário torna-se mais complicada, senão impossível, porque o tecido ósseo poderá não ser suficiente para manter a estabilidade do dispositivo que sustentará a prótese definitiva.

Métodos de colocação de implantes após extracção dentária

Genericamente há dois procedimentos distintos de actuação, no sentido da colocação de implantes dentários após a extracção de dentes.

No primeiro método pode proceder-se à colocação dos implantes de imediato, logo após a remoção de um ou mais dentes. É contudo uma técnica que só pode ser aplicada em certos casos, designadamente quando não haja osso bastante para a estabilização do implante e quando o buraco fruto da remoção não seja demasiado grande.

Na chamada técnica de implante dentário com carga imediata, o paciente sai do consultório do dentista com uns novos dentes e um novo sorriso! O implante é colocado logo depois da extracção da raiz do dente, elaborando-se então uma prótese provisória ou definitiva que servirá para proteger a área de quaisquer choques, nomeadamente das forças exercidas durante a mastigação.

No segundo método extrai-se o dente e coloca-se um enxerto ósseo no buraco aberto pela operação, deixando-se a cicatrizar durante uma média de três meses. Após esse período, é então colocado o implante no tecido ósseo, sendo depois preciso esperar que o processo de ósseo-integração se complete para a colocação final da prótese definitiva.

Vantagens e desvantagens

Este segundo método, ou seja, quando existe um período de espera entre a extracção dentária e a implantação, tem contabilizado melhores resultados. A técnica de colocação imediata dos implantes dentários, após a remoção dos dentes, apresenta uma taxa de insucesso superior.

Noutro patamar, a colocação imediata implica uma poupança significativa de tempo e de dinheiro ao paciente, reduzindo o número de intervenções cirúrgicas.

Assim, não há uma solução perfeita e completamente livre de desvantagens…

Última palavra é do médico

Cada caso é um caso, com características diferentes e problemas próprios, pelo que só o seu médico dentista poderá determinar qual será a melhor solução para a sua situação. É conveniente que se executem todos os exames de diagnóstico necessários, bem como se faça um aturado historial clínico do paciente de modo a que não haja complicações de qualquer tipo.

A planificação ao detalhe é de fundamental importância, prevendo-se milimetricamente todas as condicionantes do processo de modo a que se obtenham os melhores resultados possíveis.

Artigo atualizado em 16-10-2015| Arquivo: Dúvidas| Comments Off on Pode se colocar implantes dentários após a extracção de dentes?| Tags:

Comentários pelo Facebook

Os comentários feitos através do Facebook, são todos respondidos, mas mais abaixo nos comentários do próprio site. Não serão respondidos diretamente no Facebook por questões de poupança de tempo.